Quinta, 28 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

STF: maioria formada para derrubar prazo de revisão de benefício do INSS

STF: maioria formada para derrubar prazo de revisão de benefício do INSS

07/10/2020 às 09h29 Atualizada em 07/10/2020 às 12h29
Por: Redação
Compartilhe:

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para considerar inconstitucional a norma que estipulava prazo de dez anos para recorrer ou ajuizar ação judicial quando um benefício previdenciário é negado.

A ação, que começou a ser julgada no plenário virtual na semana passada, questiona um artigo da Medida Provisória (MP) 871, aprovada em 2019, que criou o Programa Especial para Análise de Benefícios da Previdência Social com o objetivo de analisar processos que apresentem indícios de irregularidade e potencial risco de gastos indevidos na concessão

A MP instituiu prazo de dez anos para o segurado recorrer contra revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício.

Para o relator da ação, ministro Edson Fachin, porém, o "núcleo essencial do direito fundamental à previdência social é imprescritível, irrenunciável e indisponível, motivo pelo qual não deve ser afetada pelos efeitos do tempo e da inércia de seu titular a pretensão relativa ao direito ao recebimento de benefício previdenciário".

Apesar de o julgamento só terminar na próxima sexta-feira, todos os ministros já se manifestaram e o voto de Fachin foi seguido pela maioria: Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Celso de Mello.

Divergiram do relator os ministros Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, que votaram pela validade do prazo de dez anos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias