Presidente da UAMA fala sobre o PPA apresentado por Tácio Lobo na CMA

Na última terça-feira (29), o Secretário Municipal de Planejamento e Orçamento, Tácio Lobo, em cumprimento a lei complementar nº 101/00 compareceu à Casa Legislativa para apresentação das propostas a serem incluídas no PPA, através do programa Planejar Alagoinhas.

O secretário iniciou a sua fala saudando os presentes e agradecendo aos cidadãos que, através de associações ou diretamente pela ferramenta digital do Planejar, contribuíram para a construção do plano, sem deixar de registrar o esforço de servidores, da sua e de outras secretarias, no processo de elaboração do plano de governo para os próximos quatro anos. O secretário agradeceu publicamente ao Prefeito Joaquim Neto pela coragem e decisão de modernizar a forma de fazer gestão pública.

O programa Planejar Alagoinhas envolve todas as secretarias do governo, constituindo-se como um instrumento de construção colaborativa. O PPA apresenta as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o período de 2018-2021. Segundo o secretário, durante a fase de construção foram realizadas, entre outras ações, 14 audiências públicas em diferentes locais, entre regionais, com participação de associações e discussões em relação às temáticas: educação, saúde, assistência social, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Como resultado da mobilização e consulta popular trouxe os seguintes dados: foram realizadas 655 sugestões de ações e comentários sobre as metas e projetos propostos, 3.300 visitas ao site do programa Planejar Alagoinhas, e aproximadamente 43.000 visualizações no anúncio de divulgação do processo participativo, entre outros.

Após a explanação sobre os resultados do PPA, o presidente passou a palavra para os vereadores, que emitiram os seus pareceres e questionamentos sobre as propostas apresentadas durante a audiência. O Plano Plurianual será discutido e posteriormente submetido à votação dos parlamentares na Câmara Municipal de Alagoinhas.

Ao fim da audiência, entrevistamos o presidente da UAMA, federação de associações da área urbana do município, Nilton Rodrigues, que foi enfático: “pela primeira vez em Alagoinhas foi feito um trabalho de valorização das associações e um dos pontos principais que observei foi que a equipe não induzia nem sobre o que pedir ou não pedir, limitavam-se a anotar todas as reivindicações dos moradores. Considero que esse, junto com o programa Mais Saúde nas Comunidades, idealizado pelo Secretário Rodrigo Matos, foi mais um gesto de valorização das associações. As comunidades estão muito satisfeitas, consideram que o atendimento está melhor do que nos postos, chegando a atender até 48 pessoas por dia.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here