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TCM aprova contas do SAAE referentes ao anos de 2017

TCM aprova contas do SAAE referentes ao anos de 2017

01/08/2018 às 09h23 Atualizada em 01/08/2018 às 12h23
Por: Redação
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Foto: Reprodução
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O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou as contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas, referentes ao ano de 2017. Tal feito é a comprovação documental do comprometimento com o recurso público e da atuação pautada nos princípios da legalidade.

Vale ressaltar que a atual gestão municipal, iniciada em 2017, encontrou o SAAE com uma dívida de R$14 milhões. Com isso em mente, a aprovação das contas autárquicas, resultado de planejamento e eficiência do exercício financeiro, ressoa ainda mais, além de ter efeito tranquilizador para os usuários.

Entre os débitos herdados constava um com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no total de R$5,5 milhões e outro de R$6,5 milhões com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). No intuito de sanar a inadimplência com o Governo Federal e com o Estado da Bahia, ainda em 2017 o SAAE negociou as dívidas com ambas instituições. Caso contrário, as consequências seriam graves, uma vez que a adimplência é fator determinante para o estabelecimento e desenvolvimento de convênios federais, bem como para a realização de ligações novas junto a Coelba.

Em contrapartida, os valores das parcelas dos débitos, que vêm sendo quitadas mensalmente, infelizmente deixam de ser revertidos em benefícios diretos para a população. De acordo com a Diretoria Administrativa e Financeira, somente a parcela de um mês paga a Coelba e INSS, por exemplo, seria o suficiente para resolver parte da defasagem de bombas, equipamentos que passaram anos sem receber manutenção. Outra parcela equivale a uma hipotética aquisição de 1.500 hidrômetros; em doze meses, o déficit do parque hidrométrico seria totalmente sanado.

Mesmo com todos esses percalços “herdados”, hoje o SAAE está com o nome limpo e seu poder de investimento cresce, ainda que paulatinamente. Visando um ambiente organizacional adequado aos funcionários, foram licitados aparelhos tecnológicos e mobiliário. Em diversos pontos da cidade, por sua vez, obras de infraestrutura e ações sociais de três convênios – Saneamento para Todos, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – estão em execução.

Além do atendimento presencial no Posto de Atendimento (Rua Moreira Rego,9977, Centro), há o WhatsApp e o Call Center. Pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. Pelo Call Center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.

ASCOM

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