WhatsApp do TSE diz onde o eleitor vota e como justificar a ausência

WhatsApp: aplicativo de mensagem agora conta com um chatbot exclusivo do TSE (Bloomberg/Getty Images)

Criado pelo Tribuna Superior Eleitoral, um chatbot está disponível (e funciona bem) para para tirar dúvidas do processo eleitoral.

Com a proximidade das eleições municipais, um número cada vez maior de eleitores recorre ao Tribunal Superior Eleitoral para tirar dúvidas sobre datas, prazos e como realizar a justificativa do voto (caso não possa comparecer às urnas). Para auxiliar neste processo, o TSE lançou recentemente um chatbot que pode ser utilizado pelo WhatsApp para tirar essas e outras dúvidas.

O assistente virtual é munido de inteligência artificial e oferece uma série de opções que vão desde informações sobre a data e o horário da votação, métodos para justificar a ausência, uma série de notícias checadas (em uma campanha contra as fake news), as práticas higiênicas necessárias durante o dia da votação, entre outros. A EXAME testou e a ferramenta funciona bem.

Um recurso interessante é a possibilidade de consultar o local em que o eleitor vota. Vale lembrar que só é possível realizar o voto na zona eleitoral descrita no título de eleitor. O robô do TSE pode informar o local correto bastando que o internauta apenas preencha corretamente seu nome, o nome de sua mãe e sua data de nascimento. Novamente, tudo pelo WhatsApp.

Há três maneiras de entrar em contato com o chatbot. A primeira é acessar o site do TSE em um computador (ou outro celular) e mirar a câmera para o código QR exibido na tela. É também possível adicionar o número +55 61 9637-1078 à lista de contatos ou simplesmente acessando o link wa.me/556196371078.

 

Fonte: Revista Exame

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here